sexta-feira, 9 de junho de 2017

São João em Sairé, Forró, Fogueira e Buscapé


Sairé é um dos destinos mais procurados durante a temporada de festejos juninos de Pernambuco. Além do forró, que é o ritmo mais executado nas ruas e praças da cidade, apresentações culturais como bandas de pífanos e bacamarteiros fazem parte do espetáculo, a emoção de soltar buscapé é um dos principais motivos que atrai os visitantes durante o período junino.

A tradicional Caminhada do Forró acontecerá no domingo 25 de junho, e conta com apresentação do Trio e Banda Asas da América, logo após, o forró fica por conta da banda Brasas do Forró e o cantor Amazan. O evento anual conta com milhares de participantes quem vem de toda a região.



No céu, um espetáculo de encher os olhos. Na terra, a aventura de espalhar fogo pelas ruas. No pilão, nitrato de potássio, enxofre e carvão: a fórmula da pólvora, que é usada como receita indispensável para a confecção do artefato. E é por isso que Sairé é conhecida nacionalmente como a "Terra do Buscapé".



O artesão Valdemar Gonçalves, 96 anos, explica como é a montagem do artefato.  "A linha de montagem é artesanal. No oco do bambu, conhecido como taboca na região, vai o recheio explosivo", relatou o artesão que é um dos mais populares da cidade.



A tradicional queima do buscapé acontece na véspera de São João, 23 de junho, o evento dispõe de estrutura de segurança, com telas protetoras para maior segurança dos turistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...