terça-feira, 21 de julho de 2015

SAMU de Sairé fortaleceu significativamente o atendimento de emergências na cidade

Imagem Idelbrando Pontes
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), presta atendimento de urgência e emergência móvel, conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem  e socorristas.

O serviço do SAMU fortaleceu  significativamente o atendimento de emergências na cidade. Desde o início das atividades em Sairé, em 20 de agosto de 2013, foram  410 ocorrências atendidas pelo SAMU, cujo serviço permanece disponível durante as 24 horas por dia, através do telefone 192. 

O SAMU de Sairé pede a conscientização de todos, para que não passem trotes, pois uma vida pode estar deixando de ser salva devido uma brincadeira. 

O que é o SAMU? 

O SAMU - 192 é um serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.

Como funciona o atendimento?  

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. O SAMU de Sairé pede a conscientização de todos, que não vá até o alojamento, pois a viatura só é liberada quando a central em Caruaru libera. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

Quando chamar o SAMU?  

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/traumas com vítimas
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos

Informações fanpage Comunicação Prefeitura Municipal de Sairé



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...