quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Os cuidados que devem ser tomados pelos foliões durante o carnaval


O Carnaval, para muitas pessoas, torna-se uma verdadeira prova de resistência. Seguir as troças, os blocos, descer e subir ladeiras e acompanhar trios elétricos são atividades físicas intensas realizadas em quatro ou mais dias de pura folia. Por isso, o cuidado com o corpo durante esses dias de festa de Momo é importante para não correr riscos de lesões, por exemplo.

O professor do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Alison Oliveira, e o coordenador do curso, Roberto Ângelo, dão o alerta. “Nesse período, são de extrema importância os cuidados com o corpo para suportar o pique. Para aproveitar e curtir ao máximo essa intensa maratona de festa, é preciso estar preparado e com o condicionamento físico em dia”, orienta Oliveira. Para o professor, muitos foliões passam o ano todo sem se exercitar. Estes, especificamente, devem ter um cuidado redobrado, pois o corpo não está preparado para um ritmo de esforços físicos tão intensos e pode gerar problemas ao organismo. “Ademais, os riscos com lesões por efeito da sobrecarga intensa a músculos e articulações devido a atividades físicas intensas também podem atrapalhar o Carnaval”, explica.

Já Roberto Ângelo ressalta os cuidados que as pessoas devem tomar durante os dias de folia. “Para se ter um melhor aproveitamento dos dias de festa neste Carnaval, o folião deve se prevenir com relação aos cuidados com o corpo realizando ações essenciais como hidratação, alongamentos, aquecimento, vestimentas leves e calçados apropriados para caminhadas. Estes cuidados não evitam possíveis situações desagradáveis do ponto de vista da saúde, decorrentes dos excessos de movimentações como caminhadas e saltos executados por um longo tempo em dias consecutivos, mas podem auxiliar na prevenção de lesões”, destaca.

O coordenador ainda reforça que, após muito tempo em pé e/ou pulando, é importante que haja intervalos para descanso das articulações e dos músculos de todo o corpo, principalmente dos membros superiores e inferiores, propiciando reservas e recuperação dos sistemas para os dias subsequentes. “Essa dica vai, principalmente, para os foliões sedentários, que devem redobrar a atenção quanto ao seu ritmo, sensações de fadiga, dor de cabeça, contraturas musculares, náuseas e atenção total com a própria respiração, afinal, o sistema cardiorrespiratório não pode ser sobrecarregado durante a folia para não ser comprometido, trazendo riscos de vida”, afirma.

“As dicas, de modo geral, são se hidratar bem e manter uma boa alimentação. Além disso, usar o bom senso e respeitar os limites do corpo, aproveitando seu Carnaval e curtindo com saúde”, conclui Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...