terça-feira, 1 de agosto de 2017

Romaria do Frei Damião em São Joaquim do Monte não será realizada este ano


Um dos mais tradicionais eventos religiosos do Brasil, a Romaria do Frei Damião, em São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco, não será realizada em 2017, e os motivos são diversos, garante o idealizador e organizador do evento, Padre Pedro Antônio Filho.

Segundo a nota postada pelo pároco na conta oficial da romaria no Facebook, problemas na infraestrutura da PE-112 (Camocim/São Joaquim), a falta de segurança pública e as condições no acesso ao santuário são alguns dos fatores que levaram a organização a não realizar o evento este ano.

Segue abaixo a Nota de Esclarecimento emitida pela organização da Romaria do Frei Damião:


"NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Paróquia de São Joaquim vem por meio deste, apresentar informações a respeito da ROMARIA DO FREI DAMIÃO, realizada por vinte e três anos consecutivos na cidade de São Joaquim do Monte, Agreste do Estado de Pernambuco. Após sucessivas reuniões, a Coordenação do Evento chegou à conclusão de que não será possível a realização da Romaria no ano de 2017. Entre os motivos que levaram a tomar essa lamentável decisão, faz-se necessário citar os seguintes pontos:

• Um evento do porte da Romaria do Frei Damião gera um custo alto de despesas com os mais diversos serviços e atividades realizadas durante o evento, a exemplo de produção; organização; contratação de atrações entre outros. Em decorrência desses custos em anos anteriores, foram adquiridas pendências financeiras que somam um alto valor. Foram buscadas, de modo incansável, soluções para a quitação desses valores. Porém, não foi possível levantar o montante necessário para arcar com os pagamentos das referidas dívidas.

• A Rodovia PE-112 que dá acesso ao município de São Joaquim do Monte apresenta sérios problemas de conservação nos trechos Camocim de São Félix/São Joaquim do Monte e também Formigueiro/São Joaquim do Monte. O atual estado da rodovia pode colocar em risco a vida não só dos romeiros, mas também de muitos visitantes que se deslocam até a cidade para participar dos dias de realização da Romaria.

• Outro ponto observado é a falta de Segurança Pública não apenas para os dias de Romaria do Frei Damião, mas também nos dias que antecipam e sucedem o evento. O número do efetivo policial não é o necessário para garantir a total segurança da população e dos romeiros.

• Em decorrência das fortes chuvas que caíram em nossa região, o acesso ao Santuário do Frei Damião sofreu importantes estragos que ainda não podem ser reparados pela severidade do período chuvoso na cidade. O prazo necessário para as intervenções de manutenção ultrapassa a previsão de realização do evento 2017, o que poderia gerar transtornos do deslocamento dos romeiros e até acidentes.

• Foram constatados problemas consideráveis na estrutura do Santuário do Frei Damião. O local carece de uma ampla intervenção em termos de reforma nos banheiros, Casa de Promessas, Casa das Velas e outros locais de uso comum dos romeiros. A situação de momento não oferece o conforto básico necessário para a multidão que acorre ao Santuário nos dias da romaria.

A Coordenação da Romaria do Frei Damião se compromete a lutar bravamente para alcançar soluções e garantir que no ano de 2018 o ‘Evento Movido pela Fé’ volte a ser realizado com a grandiosidade de todos os anos. A Romaria, nada mais é que uma justa homenagem a um dos maiores ícones religiosos da História. Ciente está toda a equipe da importância do evento para a cidade de São Joaquim do Monte por proporcionar geração de renda, promoção da cultura local e regional e fortalecimento do turismo do município, além de ser referencial das atividades religiosas para a Igreja Católica.

Certos da compreensão dos romeiros do Frei Damião, desejamos paz e fé para todos. Cada passo a ser tomado será devidamente informado e que a comunidade dos romeiros da Mãe das Dores e devotos do Frei Damião volte a louvar e bendizer a Deus na Terra da Romaria nos anos vindouros.

São Joaquim do Monte, chuvas de agosto 2017

Pe. Pedro Antonio Filho - Pároco
Dom Bernardino Marchió - Bispo Diocesano de Caruaru"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...