A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho de bovinos e bubalinos de Sairé já teve início, será de 01 á 31 de maio de 2017.
A Agência de defesa Agropecuária (ADAGRO) é o órgão pernambucano responsável pela campanha. A imunização é obrigatória e é a principal forma de se prevenir contra a doença.
O criador deve observar alguns cuidados para garantir uma boa vacinação:
- adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. A legislação proíbe a o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinações anteriores;
- a vacina deve ser mantida refrigerada, entre 2 e 8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento, usando para isso uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina não deve ser congelada;
- escolher o horário mais fresco do dia para realizar a vacinação;
- vacinar de preferência no terço médio do pescoço (tábua do pescoço).
Independente da idade, a dose é de 5 ml de vacina. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos.
- usar seringas e agulhas higienizadas e descartáveis.
- substituir(descartar) a agulha com frequência, para evitar infecções;
- O descarte das agulhas e seringas devem ser realizados com cuidado, evitando risco de contaminação, bem como acidentes de trabalho. Descartar em portes separados e identificados.
- manter os frascos da vacina resfriados durante a operação;
- classificar os animais por idade (era) e sexo, para evitar acidentes durante a vacinação;
- a vacinação deve ser realizada de 01 a 31 de maio de 2017. O criador tem que comunicar a vacinação a ADAGRO. É preciso ainda, declarar todo o rebanho bovino e bubalino. A declaração de vacina deve ser realizada perante ao fiscal da ADAGRO. No mesmo prédio do IPA, ao lado da farmácia Mais Saúde, centro Sairé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário