quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A aplicação, indicação e benefícios do botox na odontologia

Dr. Joel Albuquerque
Em relação ao que é a toxina botulínica – ou “proteína botulínica” –, bastante conhecida pela sua aplicação nos tratamentos estéticos para a atenuação de rugas dinâmicas da face - trata-se de uma neurotoxina de origem bacteriana de alta especificidade, cuja administração é extremamente segura, se respeitados as suas indicações e protocolos. Na Odontologia, a toxina botulínica foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução 112/11 do Conselho Federal de Odontologia – CFO – desde setembro de 2011.

Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na área, como é o caso do controle do bruxismo, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas, acomete cerca de 40% da população mundial. A explicação é simples: quando injetada num dos músculos da face, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, a toxina não causa incômodo. Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.

Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem ainda ao tratamento corretivo das assimetrias de face, da exposição gengival acentuada (quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM  muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades. O dentista devidamente habilitado também é capaz de realizar tratamentos estéticos de rugas e marcas de expressão na face e pescoço. 

Entre as suas vantagens mais significativas, trata-se de uma intervenção cujos resultados se verificam rapidamente e de uma solução que apresenta pouquíssimos – e passageiros – efeitos colaterais, de forma que a sua utilização é bastante segura.

Obviamente que a aplicação da toxina botulínica na Odontologia é ainda mais segura quando nos referimos à atuação de um cirurgião-dentista devidamente habilitado para administrá-la, com reconhecida experiência para isso.

 Em breve, esse e outros procedimentos estéticos estarão sendo realizados na OdontoPrime.                        
JOEL ALBUQUERQUE - CIRURGIÃO DENTISTA NA ODONTOPRIME E COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO DE SAIRÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...