terça-feira, 19 de julho de 2016

Governo de Pernambuco planeja criação de sua primeira rota cicloturística


Fazer trilhas de bicicleta em busca de riachos, cachoeiras e vegetação nativa das cidades do agreste pernambucano não será mais uma possibilidade apenas para ciclistas “de carteirinha”. É que a Secretaria de Turismo de Pernambuco vai mapear a primeira rota cicloturística do estado. O roteiro ligará Gravatá a Caruaru, passando por Bezerros, Serra Negra, Bonito e Sairé, totalizando 180km de percurso.

O secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, informou que um processo licitatório está em curso para a escolha da empresa que vai estudar e mapear as trilhas, além de sinalizar toda a rota oficial. A expectativa é de que o trabalho seja iniciado ainda neste semestre.

“Algumas trilhas já existem e serão sinalizadas para serem incluídas na rota e outras serão abertas. Haverá trechos leves, médios e pesados, com subidas e descidas, para que a rota contemple todos que tiverem interesse”, adiantou o secretário. Ainda não há data para lançamento do roteiro. Além das trilhas, o percurso contemplará vias asfaltadas e de estrada batida.

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Passaporte carimbado

A rota será dividida em quatro trechos. De Gravatá para Serra Negra com 31km; de Serra Negra para Caruaru com 31,8km; de Caruaru para Bonito com 52km; e de Bonito a Gravatá, passando por Sairé, com 67,7km.

De acordo com a secretaria estadual de Turismo, ao longo do trajeto, haverá placas indicativas e informativas. Em cada município, os viajantes terão o seu passaporte carimbado, indicando, ao fim da rota, os locais pelos quais passaram. “A proposta é de que o ciclista comece pedalando em Gravatá, passe pelos outros municípios e retorne ao ponto de origem. Durante o percurso, haverá pousadas, restaurantes e oficinas de manutenção de bicicletas credenciados para oferecer mais segurança ao turista”, disse Felipe Carreras. Segundo ele, também haverá locais onde será possível fazer o aluguel das magrelas.

O vice-presidente do Circuito Ecobike de Pernambuco, Fabio Folr, acredita que a iniciativa é importante como forma de incentivo ao turismo da região Agreste. “A maioria das ações voltadas a estimular o uso da bicicleta são feitas no Recife e região metropolitana. E as trilhas no Agreste são feitas apenas por grupos locais que conhecem a geografia da área. Com essa rota, o turista poderá fazer a trilha de forma mais independente”, opinou Folr. Atualmente, o Ecobike realiza circuitos em trilhas de 17 cidades do litoral e zona da mata pernambucana.

Entre os atrativos naturais da primeira rota cicloturística de Pernambuco, estão as cachoeiras do município de Bonito e o Parque Ecológico de Serra Negra. “O que estamos fazendo é dar a oportunidade dos turistas conhecerem os municípios de bicicleta, aproveitando cada momento, cada vista, cada roteiro. Esta ação também vai movimentar a economia, pois os ciclistas vão se hospedar no caminho, se alimentar e adquirir souvenirs”, completou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...