quarta-feira, 18 de julho de 2018

Município de Sairé foi sede do I Encontro dos Prefeitos da RPMS


Fotos: Alcione T.
A Prefeitura Municipal de Sairé, em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da UFPE, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e a Associação Municipalista do Estado de Pernambuco (Amupe) promoveram, na manhã desta terça-feira (17), I Encontro dos Prefeitos da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
O evento teve o objetivo culminar todas as experiências positivas dos 24 municípios que contemplam a Rede, além de fortalecer ainda mais o projeto, e também de conhecer a Unidade de Tratamento e Compostagem do município de Sairé, que faz parte do Programa Sairé Mais Saudável. O encontro aconteceu no Castelo Pergentino, às margens da PE-103.
As considerações iniciais foram proferidas pelo secretário de administração e planejamento de Sairé José Wendes, onde fez a composição da mesa dos trabalhos. A mesa estava composta pelo prefeito de Sairé Fernando Pergentino, acompanhado de sua esposa Silvânia Vasconcelos, os prefeitos de Toritama, representando a Amupe, Edilson Tavares, de Chã Grande Diogo Alexandre e de Pocinhos – PB Cláudio Chaves, além do vice-prefeito de Sairé Natanael Ferreira, de sua esposa Clarisse Fonseca, a representante do Condepe/Fidem Célia Trindade, da Drª Socorro Freire representante do NUSPE/UFPE, juntamente com a coordenadora dos trabalhos, Rosana Sales.
A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é uma iniciativa da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pernambuco (NUSP/UFPE) e tem o apoio da Amupe.
O prefeito Fernando Pergentino iniciou os trabalhos do dia, dando as boas vindas ao público presente, explanando as conquistas do município de Sairé na Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, através da implantação do Programa Sairé Mais Saudável. “É necessário uma gestão de parcerias compreendendo que sozinho não se chega a lugar nenhum, buscando a intersetorialidade, é preciso crescer com qualidade e planejamento dentro da realidade”, afirmou o prefeito.
O evento contou com a apresentação das experiências do Condepe/Fidem para com a RPMS, através da representante Cecília Trindade, do prefeito de Toritama Edilson Tavares, que representou a Amupe falando dos enfrentamentos dos desafios e também com a apresentação da Drª Socorro Frerei, representante do Nusp/UFPE, que apresentou a formação e difusão da promoção da saúde na RPMS.
O secretário de administração e planejamento de Sairé, Wendes Oliveira, explanou as experiências do município na Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, além de apresentar o propósito do Programa Sairé Mais Saudável. “O Programa Sairé Mais Saudável propõe a discussão com a população sobre o papel de todos na construção de um modelo de desenvolvimento mais consciente, por meio da realização de conferências nas diversas áreas e da elaboração de planos municipais para sistematizar as ações, além de alternativas para melhorar a qualidade de vida e ampliar a consciência coletiva – justamente através da intersetorialidade e da participação social”, explanou o secretário.
Após o encerramento dos trabalhos, os participantes foram conhecer as instalações da Unidade de Tratamento e Compostagem, localizada na zona rural do município.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...