quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Dicas do Dr. Joel Albuquerque

Dr. Joel Albuquerque
APARELHOS ORTODÔNTICOS: O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS.

O aparelho ortodôntico (também chamado de aparelho dentário) serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenas movimentações dentárias e pacientes em fase de crescimento (ortopedia funcional dos maxilares). Já a aparelhagem fixa é mais indicada para pacientes que necessitam de uma maior movimentação dentária, impedindo assim inclinações indesejáveis.

Como ele funciona?

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de uma força leve, sendo essa considerada ideal. Esse aparelho é constituído por: braquete (peça colada no dente), arco (fio metálico que passa pelos braquetes e é o principal responsável pela movimentação dentária – esses podem ter calibres e ligas metálicas diferentes) e ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas (servem para fixar o arco no interior dos braquetes). É importante ressaltar que existem os braquetes autoligantes, os quais dispensam essas ligaduras. Os acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco também favorecem a movimentação dentária.

Como sei que preciso usar aparelho? Quais os sinais?

Somente um ortodontista (ou até mesmo um clínico geral) da sua confiança poderá afirmar se existe ou não a necessidade de uso do aparelho ortodôntico e estimar um período mínimo de tratamento para serem feitas as correções. Existem alguns sinais que podem indicar seu uso, tais como dores de cabeça constantes, disfunções na ATM (como estalos, por exemplo), dentes tortos e outros. De qualquer  maneira, não deixe de  procurar por um profissional qualificado para que ele faça uma correta avaliação. 

Nós da OdontoPrime estamos prontos para ajudá-lo e para realizar o seu tratamento de maneira eficaz e segura. Agende sua consulta pelo telefone: (81) 9 9712-2856.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...