sábado, 23 de fevereiro de 2013

GIRO REGIONAL


José Batista é Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo na FAVIP( Faculdade Vale do Ipojuca). Escreve semanalmente para o bezerroshoje.com, abordando informações das cidades circunvizinhas. 
batistaneto.jornalismo@gmail.com

SECA ASSOLA 


As cidades que compõe o eixo conhecido como “Brejo Pernambucano” vem sofrendo os efeitos da estiagem de uma forma intensa e devastadora. Muitos açudes estão secose já falta pasto em diversas propriedades. O cenário tipicamente verde vem sendo substituído por áreas quase sem vegetação. 

Recentemente o Governo do Estado de Pernambuco incluiu os municípios de Sairé e Bonito, ambos na microrregião do Brejo Pernambucano no decreto de Situação de Emergência. 


SAMU CAMOCIM  


Dentro do pacote de “agrados” que o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) ofereceu aos prefeitos em encontro na cidade de Gravatá, foi a entrega de mais 36 ambulâncias do Programa de Serviço Móvel de Urgência, o SAMU.


Camocim de São Félix no Agreste foi uma das cidades contempladas com uma unidade básica. A chegada do veículo e do serviço foi bastante festejado na cidade, inclusive com buzinaço, girândolas e desfile da viatura pelas ruas da cidade. 


SAMU SAIRÉ 


Sairé, no  Agreste foi uma das cidades que também receberam uma unidade básica do SAMU (Serviço Móvel de Urgência).  Com a universalização do serviço, a saúde tende a dar um salto qualitativo no Interior de Pernambuco. 


O CÉU FECHA, MAS A CHUVA NÃO VEM. 


Em alguns dias o céu amanhece nublado, com nuvens carregadas, com toda a esperança que a chuva irá chegar. Basta o avançar das horas para se provar o contrário. O céu, como se fosse “varrido”, se abre e o sol volta e brilhar intensamente,  agravando a estiagem. 


A ALMA DO NEGÓCIO 


O que está por trás de tanta bondade do Governo de Pernambuco em relação aos municípios de uma hora para outra? Após anos de dificuldades enfrentadas pelas gestões passadas, os cofres estão escancarados; programas desatolaram. Diga-se de passagem, as ambulâncias do SAMU que de forma tão rápida chegaram às cidades que estavam distante de ter este serviço. Recursos de toda ordem, programas e benefícios. 


O que importa realmente para  o governo socialista é o ano de 2014. A  “bondade” está eivada de intenções, como toda a política. Bom para as cidades e para os prefeitos das cidades, que que nem esquentaram a cadeira do gabinete e festeja conquistas até inéditas para as cidades. Isso é positivo, quando a intenção seja positiva. Quiçá, após toda pirotecnia eleitoral não seja o povo esquecido e todas as conquistas esquecidas nas garagens. 


PREFEITURAS E EMPREGOS 


A corrida tem sido grande nas prefeituras do Interior de Pernambuco. Há uma ansiedade muito grande acerca de “empregos”, prometidos em campanha pelos prefeitos eleitos. Não é novidade a realidade, principalmente das cidades menores do famoso “cabide de emprego”, já que a economia dessas comunidades não tem condições de ofertar empregabilidade e geração de renda.  É uma prática reprovável, porém cotidiana, alimentada por desigualdades que teimam em continuar.


 SÓ FICA NA CONVERSA 


Não há como marcar o tempo em que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) vem conversando sobre a restauração da PE 103, trecho Bezerros  a Bonito, a desconhecida (pelo nome) Rodovia Deputado Estadual Ribeiro Godoy.


O tráfego na estrada só vem crescendo e os problemas se multiplicando. As operações com asfalto frio, meros  paliativos para tapar buracos desnivelam a pista, causando instabilidade nos veículos. Após uma série de reclamações, foram afoitos na capinação e pintura dos acostamentos.  No entanto, a realidade clama socorro. 


TIM E O TREM DESENCARRILHADO 


A impecável peça publicitária da TIM, em que se vê o grupo The Blue Man (Os homens azuis) conduzindo um trem azul que , pelo menos no Interior, desencarrilhou. Os serviços básicos, a começar pela conversação são de péssima qualidade. A tecnologia 3G não corresponde em nada e não raras vezes clientes da Operadora ficam ilhados em suas cidades.Surpreende o número de chamados e reclamações e nada parece mudar. Nem a pressão da Anatel trouxe qualquer alento. A qualidade segue péssima e tudo não ultrapassa a linha imaginária de serviço sem fronteiras...ou com fronteiras. 


LUCRATIVO 


Em meio a forte estiagem quem castiga o Agreste, há quem saia no lucro: os vendedores de água. Diariamente são carros-pipas, caminhões carregados com baldes se dirigindo às ciddes atingidas. Com o racionamento em nível xtremo, a compra de água resta como alternativa para muitas pessoas.

http://bezerroshoje.ne10.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...