A saudade finalmente vai acabar. Em contagem regressiva já um bom tempo, a torcida pernambucana matará a vontade de ver sua equipe em campo neste domingo (20), com o começo do Campeonato Pernambucano 2013.
Como Sport, Santa Cruz e Salgueiro estarão envolvidos na disputa da Copa do Nordeste, o primeiro turno do Estadual contará com a participação de apenas nove clubes. São eles: Central, Porto, Belo Jardim, Ypiranga, Náutico, Serra Talhada, Petrolina, Chã Grande e Pesqueira.
Nesta etapa inicial, as equipes se confrontarão entre si no sistema de ida. O regulamento do certame estabelece que o clube que obter o maior número de pontos conquistará uma das vagas do Estado para a Copa do Brasil 2014. A expectativa é que a mesma seja repassada para um time do Interior, até porque se o Náutico não ocupar a primeira colocação terá a vaga assegurada na competição nacional através do ranking da CBF.
Independentemente da posição no primeiro turno, todas as noves equipes estarão garantidas na segunda fase. Elas se juntarão a Sport, Santa Cruz e Salgueiro, onde disputarão mais uma vez partidas entre si no sistema de ida. Os quatro clubes que alcançarem o maior quantitativo de pontos participarão da semifinal enquanto os demais farão parte de um octogonal, onde o mais bem posicionado conquistará a vaga para Série D 2013 e os dois últimos serão rebaixados para Série A2.
Confira abaixo os jogos da rodada inicial do PE2013. Nela, apenas o Timbu estará de folga.
Porto x Central
Será a primeira vez na história que Porto e Central disputarão o Clássico Matuto na estreia do Estadual. Segundo dados da FPF, ambos já protagonizaram 44 confrontos oficiais com 18 vitórias do Gavião, 15 da Patativa e 11 empates. Com investimentos distintos – o Alvinegro apostou em atletas de outros cenários esportivos enquanto o Tricolor tem novamente a garotada como base – as equipes duelam neste domingo, às 16h, no Luiz Lacerda. Sem grandes problemas durante a pré-temporada, os times caruaruenses praticamente protagonizarão o clássico com força máxima. Pelo lado do Central, os destaques são o goleiro Juninho e o meio-campista Fabiano enquanto no Porto as apostas ficam por conta do goleiro do Rodrigo Carvalho e do atacante Joélson.
Serra Talhada x Petrolina
Em sua segunda participação na elite do futebol pernambucano, o Serra Talhada pretende apagar a péssima campanha que obteve na temporada passada, quando terminou apenas no modesto 9º lugar, duas posições acima do rebaixamento. Para isso, contratou mais uma vez o experiente técnico Ronaldo Bagé. O adversário de estreia da Laranja Mecânica do Sertão será o Petrolina, neste domingo, às 16h, no Nildo de Oliveira. Em crise devido a vários problemas administrativos, a Fera Sertaneja deve entrar em campo aos trancos e barrancos. Do time que representou Pernambuco na última Série D restaram apenas o goleiro Diego e o meia Alan.
Ypiranga x Chã Grande
Sem uma pré-temporada adequada, o Ypiranga enfrenta o Chã Grande, neste domingo, às 16h, no Otávio Limeira. Diferentemente do Estadual 2012, quando obteve a vaga para Série D, a Máquina de Costura tem agora como meta escapar do rebaixamento para Segunda Divisão. Já a Raposa encontra-se mais otimista. Última campeã da Série A2, a equipe da zona da mata está pensando alto para um novato: uma vaga no quadrangular final da competição. Comandado pelo técnico Paulo Júnior, o Chã Grande tem como destaques em seu plantel o meio-campista Thiago Lima e o atacante Daniel Caiçara.
Pesqueira x Belo Jardim
Em sua primeira partida pela Série A1, o Pesqueira encara o Belo Jardim, neste domingo, às 16h, no Sesc Mendonção. Com objetivo brigar pelo título do primeiro turno da competição, a Águia do Agreste está sendo comandada pelo técnico Humberto Santos (ex-zagueiro do Central, Santa e Náutico) bem como possui em seu elenco atletas bastante rodados como o goleiro Geday (ex-Ypiranga) e o atacante Thomas Anderson (ex-Santa Cruz). Por outro lado, o Calango está apostando novamente no trabalho do técnico Leivinha como também na qualidade de ex-jogadores do Náutico como o volante Fábio Recife e o zagueiro Eduardo Eré.
Fonte: Pedro Augusto/Toque de Bola FC
Nenhum comentário:
Postar um comentário