quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PARIS

Matéria extraída do blog  www.queroirdenovo.blogspot.com.br
 
Paris
 
Querido leitor, eu sei que a proposta do blog é ser uma ferramenta informativa, mas em se tratando da cidade luz é impossível não divagar um pouco, assim, peço que antes de começar a leitura coloque a música bistrô fada de Stephane Wrembel para tocar. Eu a estou ouvindo agora mesmo enquanto construo esse texto.
 
Ok...agora imagine-se andando calmamente à  noite, de braços dados com o seu amor às margens do rio Sena - independentemente da hora, você não precisa ter nenhum receio porque está em Paris-, uma brisa geladinha mais saborosa se instala ao seu redor e você gosta disso porque está bem agasalhado e muito elegante com seu cachecol. Olhe para a direita e veja as inúmeras luzes da cidade refletidas naquelas águas escuras e olhando levemente para a esquerda você já viu... Ah! certamente já viu!, mas ainda não consegue acreditar...É ela sim!!!, grandiosa, imponente, elegante como uma obra de arte, simplesmente o maior e mais sofisticado Cartão Postal do Mundo: a Torre Eiffel. E nesse momento não existe nenhuma razão para você não ficar admirando aquela beleza e, surpreendentemente, ela ainda vai lhe presentear dentro de alguns minutos piscando centenas de luzes como se quisesse chamar sua atenção. Mas isso é normal, pois você está em Paris.
 
Depois da licença poética, temos que voltar ao ponto primordial do blog, informações aos turistas.
 
Paris é um roteiro procurado por milhares de pessoas ao redor do mundo, e como tenho muitas informações para passar acerca da capital da França, pretendo dividir esse trabalho hercúleo em três: um sobre o como se locomover em Paris e outros dois sobre pontos turísticos, podendo a qualquer momento dar uma dica do blogueiro acerca de um ponto diverso, ok?
À primeira vista qualquer ser humano vai se espantar com o mapa do metrô de Paris, mas não é assim tão difícil utilizá-lo, a Europa como um todo é muito organizada quanto ao sistema de transporte, porém o metrô de Paris além de se estender por toda cidade, ainda é absurdamente eficiente, tendo trens que passam a cada cinco minutos, eu disse a cada cinco minutos, no máximo, e estações a poucos metros de todas as atrações turísticas.
 
Dica do blogueiro: antes de mais nada, consiga um exemplar do mapa da cidade e outro do metrô, na maioria das vezes eles estão juntos em uma só folha de papel, tenho certeza que sem isso o turista não irá conhecer os melhores lugares e ainda vai se perder provavelmente a menos de vinte metros da porta do Hotel. Os hotéis oferecem essa bússola gratuitamente.
 
Com o mapa na mão faça um pequeno roteiro diário antes de sair do hotel, nada de ficar saindo de um ponto turístico para outro a esmo.
 
Sabendo em qual estação está e para onde quer ir, fica fácil, pois o mapa é sinalizado com os nomes das estações e com linhas numeradas e em colorido, não se preocupe com as baldeações (trocas de linhas), elas são normais e provavelmente você, caro turista, irá fazer inúmeras baldeações diariamente, porque deve andar de metro muitas vezes e, como em toda grande capital,tome um certo cuidado com os batedores de carteira, infelizmente essa praga existe em todo o mundo, mas eles não são perigosos, só são aproveitadores de turistas desatentos.
 
O ticket custa um euro e setetenta centavos a unidade, por isso é melhor comprar um pacote com 10, que sai por doze euros de cinqüenta centavos, dependendo de quanto tempo vai passar em Paris, vale a pena. O ticket é válido por toda a viagem, independente do número de baldeações, por isso, por favor, siga a segunda dica do blogueiro: nunca jogue fora os tickets do metrô, pois você vai precisar dele para passar por aquelas cancelas automáticas nas saídas de quase todas as estações.
 
Uma curiosidade é que as portas do metro não são automáticas, mas se você cruzou o Atlântico, conseguiu chegar ao seu hotel, pegou o mapa, comprou os tickes falando em francês, conseguiu saber qual estação vai parar na champs elysees ou no campo de mars, acho que não vai ser difícil abrir aquela charmosa maçaneta. Ah! e ela ser charmosa é normal, porque você está em Paris.
 
Os táxis não são tão caros como dizem por aí, e recomendo aos meus leitores que reservem um dinheiro para utilizá-los quando estiver com malas nas saídas e chegadas dos hotéis, fora isso com esse sistema de metro acredito ser perda de dinheiro andar de táxi por lá.
 
Uma boa opção é o ônibus turístico que existe em todas as grandes cidades turísticas da Europa, que pode ser comprado no hotel ou em cabines situadas nas ruas mesmo.
 
 
Esse ônibus vermelhinho aí é uma mão na roda, acho que a melhor dica para qualquer turista, pois não é tão caro, custa em média 36 euros por pessoa e o turista pode conhecer toda a cidade com ele, seu sistema é muito interessante, você começa a viagem no inicio da manhã e vai até o entardecer,  o atendente valida seu bilhete aí você recebe um fone de ouvido, pode ficar no térreo ou ir ao primeiro andar, nele existe um sistema de áudio em várias línguas dando informações dos pontos turísticos, é só você escolher o canal que quer ouvir, e o melhor, você pode descer em qualquer ponto que quiser, tirar suas fotos e conhecer o local, porque em 20 minutos vai passar outro ônibus igualzinho para você subir e continuar seu passeio, assim você pode conhecer toda a cidade em um dia e nos outros dias voltar nos locais que mais gostou e passar o tempo que quiser.
 
A melhor forma de se locomover em Paris ainda é a pé, seja durante o dia ou a noite, você vai se apaixonar pela cidade luz, não tem nenhum tipo de perigo, pode andar sem medo a qualquer hora e em qualquer lugar da cidade e, por fim, tomar um aperitivo naqueles distintos, elegantes e charmosos cafés de Paris, que vai torna-lo uma pessoa mais chique ou pelo menos vai massagear seu ego, mas isso é normal, afinal de contas você está em PARIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...