Governador enaltece comunidade escolar


“Vou falar, orgulhoso, que sou da Erem João Pessoa Souto Maior, de Sairé”. O depoimento do aluno Everton José Gomes dos Santos, 17 anos, dado com um largo sorriso no rosto, traduziu bem o clima do encontro do governador Paulo Câmara com estudantes e gestores das seis escolas da rede estadual que que ficaram entre as dez melhores do País, no ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reunião aconteceu na tarde de hoje, no Palácio do Campo das Princesas. 

Para chegar ao ranking, o Inep considerou o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as unidades de grande porte (mais de 90 alunos), com estudantes de nível socioeconômico baixo ou muito baixo. Das seis escolas pernambucanas que entraram na lista das “dez mais”, quatro estão em municípios do Agreste e duas no Sertão. São eles, respectivamente, São Vicente Ferrer, Jurema, Passira e Sairé; além de Exu e Dormentes.

Três unidades de ensino funcionam em regime integral, ou seja, quando os alunos têm aulas de segunda à sexta, pela manhã e à tarde. As outras três escolas pernambucanas integram o regime semi-integral, onde o estudante fica três dias na semana nos dois turnos.

Ao destacar que, com “perseverança, determinação, força de vontade e espírito público”, as coisas acontecem, o governador enalteceu a comunidade escolar pelos resultados obtidos. “Vocês são mais do que merecedores da nossa comemoração, do nosso respeito e das nossas felicitações. Vocês nos enchem de orgulho. Eu posso dizer que, nesses sete meses como governador de Pernambuco, um dos dias mais felizes foi hoje, vivendo esse momento. Sei que posso contar com vocês para nos ajudar a vencer os desafios", afirmou Câmara.

O Chefe do Executivo estadual também assegurou que vai continuar no “caminho certo” para garantir “condições de igualdade para todos realizarem seus sonhos no futuro”. “Tudo aquilo que pensamos de melhoria para a educação está começando a acontecer. Sabemos que temos muito o que fazer em todas as áreas. Mas estamos no caminho certo, que mostra que o pensamento das escolas em tempo integral é correto; de termos uma escola cada vez mais atrativa, em que os alunos tenham cada vez mais condições de aprendizado e os professores de dar bem as suas aulas. Isso tem resultados, que não são imediatos, mas vão acontecendo ao longo do tempo”, avaliou Paulo. “É com educação que o Estado e o País vão se transformar. Essa é a nossa aposta. É nisso que a gente acredita, e é isso que vamos continuar fazendo”.

Responsável pela implantação do sistema integral e semi-integral nas escolas públicas pernambucanas, Eduardo Campos foi lembrado e homenageado por Paulo Câmara. “Não tenho dúvida que ele está muito feliz em ver que todos os avanços que ele sonhou para o Estado, nas suas atitudes e ações, estão começando a dar os resultados que Pernambuco merece”, enalteceu Câmara, ao lembrar que, na próxima segunda-feira, o ex-governador completaria 50 anos. Ao final do ato, os alunos cantaram parabéns para Paulo, que faz 43 neste sábado.

Blog do Magno

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››