Conta de água aumenta 3,51% a partir de 20 de junho

O consumidor pagará mais 3,51% pela tarifa de água como consequência dos reajustes que ocorreram este ano na conta de energia. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou o aumento do serviço cobrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).  O percentual entrará em vigor em 20 de junho. É o segundo reajuste da Compesa este ano. O primeiro ficou em 8,35% e entrou em vigor no dia 20 de março.

Até o ano passado, o aumento da Compesa ocorria uma vez por ano. No entanto, os constantes reajustes do aumento de energia deste ano (em janeiro, março e abril) levaram a estatal a pedir um aumento extraordinário à Arpe. A estatal pediu um aumento de 6,76%. “O reajuste da Arpe ficou menor porque não julgamos procedente o pedido de atualização da inflação entre fevereiro e maio por considerar que isso não está previsto na metodologia do reajuste da tarifa de água”, explica o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes.

O pedido do aumento extraordinário da Compesa incluiu a cobrança da bandeira vermelha na conta de luz da estatal até fevereiro de 2016, o que não foi aceito pela Arpe. A bandeira vermelha é um gatilho que repassa ao consumidor final a alta no custo da produção de energia já no mês seguinte. Desde janeiro está sendo cobrada a bandeira vermelha, que é a mais cara, na conta de energia. “A cobrança dessa bandeira vermelha pode sair dos custos da Compesa a qualquer momento”, diz Hélio. No entanto, os especialistas do setor elétrico afirmam que a bandeira vermelha será cobrada pelo menos até janeiro de 2016.

Segundo Hélio, se a bandeira continuar vermelha no segundo semestre deste ano isso não vai resultar num novo aumento da conta de água, porque a Arpe vai incluir esse acréscimo quando for calcular o aumento da Compesa de 2016, o que deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. Os constantes reajustes na conta de energia provocaram um impacto de 39,60% nos custos de energia da Compesa e a conta de luz corresponde a 11% de todas as despesas da estatal.

NE 10

Postagens Relacionadas
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››