quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Em busca da metodologia do Sairé Mais Saudável, equipe técnica da Paraíba visita Sairé



O Secretário de Administração e Planejamento Wendes Oliveira e a Secretária de Governo Maria Betânia, receberam na sede da Prefeitura de Sairé, o Promotor de Justiça de João Pessoa-PB, Dr. José Farias de Souza Filho, juntamente com o Engenheiro Civil do MPPB Caio Rodrigues e o Coordenador do Centro de Apoio do Meio Ambiente do Estado da PB e também Promotor do Ministério Publico do estado, Dr. Raniere da Silva Dantas, para tratar de assuntos ambientais e compartilhar das experiências vivenciadas e bem-sucedidas do nosso município através do Programa Sairé Mais Saudável.

Também estiveram presentes no encontro uma equipe técnica da cidade de Puxinanã-PB, acompanhados da Secretária de Administração do município paraibano, Dr. Jucimaria Cavalcante e o Secretário Adjunto de Administração Marcos Figueiredo, além de Gisley Moraes, Coordenadora de Segurança do Trabalho e Marayza Alves Medeiros, advogada.

A equipe veio a Sairé interessada nas experiências do Programa Sairé Mais Saudável e especificamente sobre os resíduos sólidos, também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os movimentos das cidades saudáveis.

Após uma excelente reunião, acompanhada de diversas temáticas saudáveis, os paraibanos encontraram aqui em Sairé informações e soluções importantes para serem colocadas em prática no estado da Paraíba.

Para o Secretário Wendes Oliveira é extremamente importante dar continuidade a esse projeto e poder inspirar outros estados e municípios, compartilhados nossas experiências e excelentes resultados. “É muito satisfatório saber que um órgão de controle externo como o MPPB promove de fato a justiça se colocando a disposição como parceiro dos municípios daquele estado, colaborando tecnicamente para sua melhoria. O que o Ministério veio fazer aqui foi gratificante, e com as experiências vivenciadas do Sairé Mais saudável, agora poderão apresentar aos municípios paraibanos uma saída exequível e acessível para resolver os problemas de resíduos sólidos do estado”, afirmou o secretário.



Wendes ainda completou dizendo, “O Ministério Publico da Paraíba é um grande exemplo, pois não
se coloca apenas como um órgão de punição ou denuncia, mais sim também como aquele que em primeiro momento oferece ajuda técnica aos seus municípios”, disse.

O município de Sairé faz parte da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Baseado no movimento internacional, que vem sendo discutido desde os anos 70 e que ganhou força na Europa e na América do Norte a partir dos anos 80.

A sua filosofia tem como proposta a promoção e interação direta entre os diversos atores sociais, abrindo espaço para a intersetorialidade entre comunidade e setor público.

O programa propõe, entre outras coisas, a discussão com a população sobre o papel de todos na construção de um modelo de desenvolvimento mais consciente, por meio da realização de conferências nas diversas áreas e da elaboração de planos municipais para sistematizar as ações, além de alternativas para melhorar a qualidade de vida e ampliar a consciência coletiva através da intersetorialidade e da participação social, desafio da gestão municipal para o enfrentamento das desigualdades sociais e do desenvolvimento sustentável.


Ascom/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...