segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Termina hoje prazo para registro de candidatos e propaganda começa amanhã

Termina hoje (15) o prazo para que os partidos solicitem o registro de seus candidatos para as eleições 2016. A partir da entrega da documentação, as zonas eleitorais publicam edital contendo os pedidos de registro recebidos.

No prazo de 5 dias, qualquer cidadão pode apresentar notícias de inelegibilidade. O Ministério Público Eleitoral, candidatos e partidos poderão impugnar o pedido. As condições de elegibilidade e as causas são aferidas durante a análise dos processos, que devem ser julgados em primeira instância até o dia 12 de setembro.

Amanhã, (16), tem início a propaganda eleitoral. Até o dia 1º de outubro os candidatos a prefeito e a vereador estão autorizados a fazer campanha, mas devem ficar atentos às restrições impostas pela legislação eleitoral. Já a propaganda no rádio e na TV, restrita ao horário eleitoral gratuito, começa no dia 26 de agosto.

O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro e o segundo, realizado em cidades com mais de 200 mil eleitores, no dia 30 do mesmo mês.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), Antônio Carlos Alves da Silva, garantiu que a fiscalização será rigorosa, principalmente na véspera da eleição.


JC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...