quinta-feira, 9 de junho de 2016

Edição 2016 do Festival do Buscapé acontece de 23 a 26 de junho em Sairé

A edição 2016 do Festival do Buscapé será realizada entre os dias 23 e 26 de junho, em Sairé, no Agreste de Pernambuco. Na programação, quadrilhas juninas; atrações musicais; Circuito do Jegue; Caminhada do Forró; além da tradicional queima do buscapé. 

Atrações - Entre as atrações confirmadas para o evento estão: Banda Brasas do Forró; Adalto Ferreira; Banda Pau no Xote; Forró Vumbora; Fagner Chagas; Forró da Kaza e Lady Falcão.

Estrutura - A estrutura contará com o Palhoção Gonzagão (por trás da Igreja Matriz); a Palhoça Paiaiá - em homenagem a um dos maiores fogueteiros do município - (ao lado da Praça São Miguel); além de espaço com barracas para venda de comidas e bebidas (ao lado da Praça São Miguel).

Queima do Buscapé - A tradicional queima do buscapé acontecerá na véspera de São João, dia 23, na Avenida Coronel José Pessoa, no Centro da cidade. No local, será erguida uma tela de proteção, de onde os visitantes poderão assistir ao festival, a fim de que acidentes sejam evitados. Tudo a partir das 22h.

Circuito do Jegue - A sétima edição do campeonato acontecerá, como de costume, no Sítio Cruzeiro do Oeste. No dia de São João, 24 de junho, competidores de toda a região e de cidades vizinhas, participam da corrida, que distribui premiação para o 1º, 2º e 3º lugar.

Caminhada do Forró - A concentração da caminhada está prevista para as 14h do dia 26, no Bar Recanto do Felino, localizado as margens da PE103 Lá, a animação será conduzida por Gil dos Teclados. O percurso de aproximadamente três quilômetros e duas horas de duração até o Centro da cidade será animado pelo Trio e Banda Asas da América. Ao fim do percurso, já na cidade, no Palhoção Gonzagão (por trás da Igreja Matriz), haverá show com Pedrinho Pegação.

Público - Um público de 50.000 pessoas, entre moradores e visitantes, é aguardado durante os quatro dias de festa, segundo expectativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

Tradição - Os festejos no município datam de 1.907, quando membros das famílias Gonçalves, Barbosa e Silvestre especializaram-se na produção deste tipo de artefato e deram origem ao festejo local. 
  
Produção - O buscapé é um artefato pirotécnico produzido artesanalmente por fogueteiros locais. O processo dura seis semanas e conta com 28 etapas. A mistura de salitre e enxofre de pólvora tem como invólucro o bambu. Cerca de 1.800 buscapés são produzidos anualmente, de acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

Prévia - Antes dos quatro dias de festa, já neste próximo domingo (12) - dia de Santo Antônio, será realizado o “Arraiá de Insurreição”, no distrito de mesmo nome. A partir das 17h, haverá apresentação de quadrilha junina e, em seguida, show com o Forró Zoação.

Programação:

12/06/2016

Arraiá de Insurreição 

17h - Quadrilha Junina 
18h - Forró Zoação 


23/06/2016

Palhoça Paiaiá

20h - Xinelo de Palha
20h - Banda de Pífano
21h - Quadrilha Junina

Palhoção Gonzagão 

21h - Quadrilha Junina 
22h - Brasas do Forró
00h - Adalto Ferreira


24/06/2016

VII Circuito do Jegue - Sítio Cruzeiro do Oeste

10h - Trio Beija Flor
12h - Gil dos Teclados 

Palhoça Paiaiá

15h - Édo - Forró Pé de Serra 
20h - Nildo Sanfoneiro 
20h - Banda de Pífano
21h - Quadrilha Junina 

Palhoção Gonzagão

21h - Quadrilha Junina 
22h - Pau no Xote
00h - Forró Vumbora 


25/06/2016

Palhoça Paiaiá

20h - Fagner Chagas 
20h - Banda de Pífano 
21h - Quadrilha Junina

Palhoção Gonzagão

21h - Quadrilha Junina 
22h - Forró da Kaza
00h - Lady Falcão 


26/06/2016

Caminha do Forró 

14h - Gil dos Teclados ( Recanto do Felino)
16h - Trio e Banda Asas da América 

Palhoção Gonzagão

19h - Pedrinho Pegação 
21h - Ivo Cawboy 
23h - Higor Henrique & Forró New 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...