quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sairé será destaque no Programa Viver e Preservar exibido pela Globo Nordeste

Nesta terça-fera (13), uma equipe da Rede Globo Nordeste composta pelo repórter Bruno Giridbertt, o cinegrafista Beto Marques e o auxiliar técnico Givaldo Soares gravaram uma série de reportagens sobre sobre o programa Sairé Mais Saudável e como é feita a destinação do lixo em Sairé e as soluções de sucesso implantadas através deste programa. 

Para o operador der máquinas Milton José, "realmente a cidade de Sairé está de parabéns, a gestão é ótima e graças o Sairé Mais Saudável a limpeza na cidade é um exemplo a ser seguido", falou Milton. 

A reportagem será exibida no Programa Nordeste Viver e Preservar apresentado por Francisco José e Beatriz Castro, o programa trata das belezas naturais da região Nordeste, Explorando matas fechadas, mergulhando em águas claras e profundas e desbravando trilhas quase impossíveis de serem percorridas, aborda, sobretudo sobre a urgência de se preservar o meio ambiente.

Uma dessas experiências bem sucedidas no dentro do programa Sairé Mais Saudável a ser apresentada na reportagem é a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do município. O trabalho é uma iniciativa gerenciada pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e será o grande destaque como exemplo de gerenciamento correto dos resíduos sólidos.

A reportagem irá mostrar as instalações a UTC e depoimentos de moradores, além de entrevistas com o Secretário de Administração Wendes Oliveira, a Secretária de Educação Zui Albuquerque e o Prefeito Fernando Pergentino. Outro trabalho a ser exibido é o programa de mobilização da comunidade na implantação da coleta seletiva na Cidade.

SOBRE A UNIDADE – A UTC de Sairé foi implantada como um projeto piloto para a demonstração da meneira adequada de tratar resíduos sólidos. O investimento foi de R$ 1,5 milhão para a implantação da unidade de triagem mais o aterro de rejeitos. A cidade conta com uma população urbana 6.305 habitantes (Censo 2010) e produz 7 toneladas de lixo por dia. Com a iniciativa a Prefeitura de Sairé quis promover também a mobilização e participação da comunidade com o programa Sairé Mais Saudável, como a coleta seletiva, horta comunitária, horto florestal, laboratório de ciências (UTC) e oficina de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...