quinta-feira, 13 de agosto de 2015

São Joaquim do Monte se prepara para XXII Romaria do Frei Damião

Grande encontro dos romeiros do Nordeste acontece desde 1993 e contou com a participação do frade nas primeiras edições

Com uma vasta programação, que mescla religiosidade popular e cultura nordestina São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano, se prepara para a XXII Romaria do Frei Damião, que acontece entre os dias 03 à 06 de setembro.

Criada em 1993 a tradicional Romaria do Frei Damião, foi idealizada pelo pároco do município da cidade,  Padre Pedro Antônio Filho. “Desde a infância eu ia ao Juazeiro do Padre Cícero e acompanhava as Santas Missões do Frei Damião. Após ser ordenado padre, sonhei com a possibilidade das missões serem realizadas na minha paróquia”, conta o religioso.  Nos três primeiros anos, o a romaria contou com a participação do  Frei Damião, mobilizando romeiros das cidades vizinhas e que só deixou de integrar o evento por decorrência de sua saúde debilitada que cominou com sua morte em maio de 1997.  Deste ao por diante, o padre Pedro resolveu prosseguir com a romaria como um marco anual em memorial a Frei Damião.

O Romeiro do Frei Damião
Ainda na madrugada do dia da Romaria, caravanas começam a chegar em São Joaquim do Monte. Foram horas de viagem num caminhão improvisado (pau-de-arara), ônibus e vans. Cânticos e vivas ecoam nos estacionamentos e pelas ruas da cidade  que praticamente não dorme entre o sábado (véspera) e domingo (dia principal). É possível escutar ao longe os cantos dos peregrinos que chegam inclusive a pé, vindos da zona rural e até de municípios vizinhos.
A subida íngreme para chegar ao Santuário é considerado pelo romeiro ‘um teste de fé’. Nos semblantes dos mais idosos é possível vislumbrar determinação e fé que não é alcançado pelas limitações da idade. Ao chegar na estátua, o romeiro se ajoelha, faz prece, agradece, chora.   

A Romaria
Nos dias atuais, o evento atrai romeiros de diversas cidades de Pernambuco e de Estados vizinhos, a exemplo da Paraíba e Alagoas. Com pouco mais de 22 mil habitantes, a pacata São Joaquim se torna pequenina frente a multidão de peregrinos.  A maratona de celebrações começa sempre cedinho durante os festejos. Todos os dias são recitados o Oficio da Imaculada Conceição que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.  É justamente no Santuário que se encontra um grande monumento em homenagem ao Frei Damião de 10 metros de altura construída pelo artista plástico Caxiado. No local também os romeiros encontram a capela, cruzeiro, as pegadas do Frei Damião e Frei Fernando (companheiro de missão do Frei Damião); casa das promessas; local de acolhida aos peregrinos.

Estrutura
O crescimento da Romaria foi acompanhado com investimentos na infraestrutura, nos dias atuais, adequada para receber mais de 100 mil romeiros. A cidade recebe reforço em termos de policiamento, logísticos e de saúde.  

Programação
Nos primeiros anos, a programação da Romaria do Frei Damião se limitava a eventos estritamente religiosos: missas, procissões, confissões, rezas. Com o passar do tempo foram acrescentados shows com atrações religiosas locais e nomes nacionais, a exemplo do Padre Antônio Maria. Atualmente mescla religiosidade e cultura, com shows e apresentações culturais, missas, ofícios, a grande procissão do dia 06 de setembro.  Para Padre Pedro, é importante mostrar ao povo as belezas da cultura nordestina e que Frei Damião gostava, como banda de pífanos, forró pé-de-serra, mazurca, violeiros, repentistas.

Aspectos Econômicos
A economia local recebe um incremento importante, com destaque para os setor gastronômico, que, no dia principal da romaria, percebem  um aumento em 80% das vendas em relação aos demais períodos do ano. Outros setores, a exemplo de artigos religiosos, velas, comemoram o evento. Vale ressaltar que um grande número de vendedores ambulantes se instalam em locais determinados pela produção da romaria, onde é possível se encontrar de tudo: roupas, panelas, calçados, artigos de perfumaria, imagens, eletrônicos se configurando uma grande feira bem diversificada.




O Grande Dia (“DIA D”)

Quando é chegado o domingo, considerado o principal dia da festa ("DIA D"), caravanas começam a lotar a cidade nas primeiras horas da manhã e vão se sucedendo, numa intensa movimentação.

A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade, durante o percurso muitas são manifestações de fé, alguns caminham descalços, outros rezam o terço, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento.

Ao final da procissão a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria, o momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião. O Canto do Adeus e uma grande queima de fogos marcam o encerramento da Romaria.

Expectativa 2015
A Romaria do Frei Damião segue desde sua criação uma linha ascendente de público estimado. De acordo com a organização do evento, passarão por São Joaquim do Monte durante os quatro dias de romaria, cerca de 480 mil pessoas, com a concentração maior de 80 mil romeiros no dia 06 de setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...