quarta-feira, 22 de julho de 2015

Candidatos ao Conselho Tutelar de Sairé fazem prova nesta quarta-feira (22)

Começa nesta quarta-feira (22), a segunda etapa do Processo de Escolha Unificada dos membros do Conselho Tutelar do município de Sairé, para o quadriênio 2016/2019, com o exame de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As provas serão aplicadas, das 15h às 17h, na Secretaria de Educação, localizada na Av. Coronel José Pessoa. 

De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), órgão ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, após a primeira etapa do processo (análise documental), 10 candidatos estão aptos a prosseguir.

Após a prova de conhecimento específico sobre o ECA, entra a última fase do processo, que é a eleição direta, prevista para o dia 4 de outubro deste ano. O voto é secreto e ocorrerá em todo o território nacional no mesmo dia. A posse dos eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016.

O Conselheiro Tutelar atua para proteger e orientar jovens em situação de risco e que tenham seus direitos violados seja por omissão do Estado, por negligência ou abuso dos pais ou responsáveis ou em decorrência da conduta dos próprios jovens.

Novas regras — Antes da unificação, o processo de escolha para conselheiro tutelar em todo o país era realizado de diferentes formas e em muitos municípios a escolha era indireta. Agora, é proibida a formação de chapas e somente serão aceitas candidaturas individuais. Outra novidade é a exigência de ensino médio para os candidatos às vagas, pois, anteriormente, os conselheiros poderiam ter apenas o ensino fundamental. A lei que determina a escolha dos conselheiros em data unificada também assegurou a esses profissionais direitos como licença maternidade e paternidade, cobertura previdenciária e férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...