terça-feira, 31 de março de 2015

Futsal: Técnicos precisam adquirir licenças da CBFS até 2018

Prof. Fabiano Souza
Grupo de trabalho dos primeiros cursos de formação para técnicos de futsal do Brasil ligado a CBFS conta com representante da Asces

A partir de janeiro de 2018, só poderão atuar em competições estaduais e nacionais os treinadores de futsal que tiverem passado pelos cursos de formação na Escola Nacional de Técnicos (ENFT), órgão ligado à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). São José dos Pinhais (Paraná) e Caruaru (Pernambuco) são cidades cotadas para sediar o primeiro curso de formação.

Os cursos fazem parte do programa que qualificará e habilitará os treinadores em todos os níveis de desenvolvimento desse esporte, desde as primeiras categorias esportivas onde há competições até o futebol de alto nível. Desta forma, profissionais de educação física, ex-atletas e treinadores que já atuam no mercado, terão a oportunidade de se capacitar, adquirindo as licenças por tipos diferentes de categorias e com a chancela oficial da CBFS.

Esse  grupo tem a missão de articular, em todo o país, uma série de cursos voltados para os critérios de aquisição das licenças. Na pioneira equipe de trabalho, representando o Norte e Nordeste do país está o professor da Asces, Fabiano Souza (Chokito). Segundo ele, "aqui no Nordeste já estão sendo conquistados vários resultados positivos em diversas categorias do futsal e a oferta desse tipo de formação vem para fortalecer não apenas a categoria, mas sobretudo, a profissionalização nesta área esportiva”. Fazem parte ainda do Departamento Técnico da Confederação: Rodrigo Guimarães (Perdigão), Fernando Ferretti e Wilton Carlos Santana.

A criação da escola é uma novidade do Brasil e uma já tradicional iniciativa na Europa, especificamente, na Espanha. É de lá as maiores referenciais neste aspecto do treinamento voltado para a formação dos técnicos de futsal, objetivando garantir a profissionalização e a formação integralizada dos atletas desde a sua base até a fase profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...