domingo, 14 de setembro de 2014

Duas doenças que causam prejuízos aos proprietários de rebanhos bovinos

A brucelose e a tuberculose são zoonoses, ou seja, podem ser transmissíveis ao ser humano. Além de causarem prejuízos econômicos significativos para o país em relação à produção de carne e leite, impactam também na saúde pública. A brucelose é causada por uma bactéria, Brucella abortus, que ataca bovinos, suínos, eqüídeos, caprinos, ovinos, e pode ser transmitida ao homem. Ela não tem cura e a única maneira de evitá-la é através da vacinação de bezerras.
A transmissão ocorre quando a fêmea contaminada aborta ou dá cria, contaminando o pasto, a ração, a água e o curral. As bactérias eliminadas permanecem vivas várias semanas nestes locais, podendo contaminar outros animais. Outra forma é através da inseminação artificial, quando o sêmen está contaminado ou pela monta natural.
A doença passa de um animal contaminado para o homem, quando se tem contato com restos de placenta, toma-se leite cru, ou mal fervido, ou come-se derivados como queijo, manteiga, nata, feitos com leite cru.
Já a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium bovis que ocorre em bovinos, bubalinos, cães, gatos e também no homem. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões nodulares, os caroços, que podem ser localizadas em qualquer órgão do animal. Os animais se contaminam principalmente pela respiração, através do contato direto ou indireto com animais doentes. A transmissão também pode acontecer pela ingestão de pastagens, água e alimentos contaminados, principalmente o leite.
A doença é transmitida de um animal contaminado para o homem quando ocorre o consumo de leite cru ou mal fervido, de derivados feitos com leite cru, a ingestão de carne e seus derivados mal cozidos e a convivência com os animais doentes.
Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...