domingo, 31 de agosto de 2014

Vaquejada: uma polêmica Tradição Cultural

Hoje, escolhi um tema que é extremamente importante, complicado e eu que milito há muito tempo nesta área, também passei muito tempo para ter uma opinião. Talvez eu possa esclarecer alguns pontos de vista ou deixar alguns internautas raivosos . Nessas luas todas, aprendi bem a conviver, respeitar opiniões e defender ideais, principalmente com pessoas que pensam diferente de mim. Como tem acontecido ultimamente,uma internauta me escreve para saber minha opinião a respeito da vaquejada. E, começa dizendo que já assistiu palestra minha, que um amigo dela foi meu aluno e em determinado trecho ela diz que, aquele adesivo, “meu esporte é vaquejada” é ridículo e brega e que os meninos que correm vaquejada são matutos, brutos e só falam de cavalos.
Bem, minha querida leitora, a vaquejada é citada desde o século XVIII quando no processo de formação das fazendas do Nordeste pela Casa daTorre ( dos  Garcia D’avila), especificamente, nos lados que margeavam o Rio São Francisco, seguindo até o Piauí e Maranhão, já fora da bacia franciscana, formando sesmarias e arrendamentos. Nestas fazendas, o gado era reunido uma ou duas vezes no ano para serem marcados ou ferrados  e  os vaqueiros contratados já, amestiçados com negros, índios e brancos, usavam o “ferrão,”que era uma vara comprida com  um tipo de anzol na ponta, que era enfiado no dorso do animal na carreira,  e  caía e, desta forma,  era feito o serviço de identificação e solto até a próxima invernada.
Já em meados de 1832, um poeta cantador  se referia a vaquejada como a derrubada de boi pelo rabo e o aparecimento de vaqueiros famosos de indômita bravura( tá parecendo um romance cavalariano). Daí surgiu a vaquejada, que ainda se corre no mato até hoje porém, a vaquejada de pista, urbanizada, com Shows,  com grande afluência de público, deve ter esse formato há uns vinte anos. Que a vaquejada é bruta é verdade, que quebra cauda do boi, é verdade e que é um esporte , também é verdade. A vaquejada é bruta porque vem de um estilo rústico do vaqueiro sertanejo que corre no mato. Quebra a cauda do boi, porque hoje tem muito cavalo bom que dá pressão, bota força  e as vezes acontece a quebra porém, representa menos de 3% do total de boi corrido e é penalizada. E é um esporte, porque vem da tradição cavalariana da Península Ibérica\Moura com as características originais da derrubada pela cauda como uma criação do nosso vaqueiro Nordestino.
A tradição também originou a tourada na Espanha e em Portugal inclusive, com a  morte do touro e ninguém até hoje, conseguiu acabar. Essa tradição é chamada de tradição cultural. Acho que, quem gosta vai, participa, assiste etc. Quem não gosta, não vai, fica em casa e não chega nem perto. Agora, quanto a opinião sobre os meninos que são brutos, matutos e só falam de cavalos, pode ser o oposto que atrai, embora eu só goste dos afins como eu. Na minha pequena e modesta opinião a mulher tem que ser bonita aos olhos do seu homem, gostosa no seu gosto, educada, mas bruta. Se for fina demais, cheia de hi fi fi, só me lembra papel higiênico fino que o cabra termina se melando de merda.   
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgada programação dos 60 anos de emancipação política do município de Sairé

O prefeito Gildo Dias anunciou a programação em alusão aos 60 anos de emancipação política de Sairé, no agreste de Pernambuco. O chefe de ...